top of page

Beirute Capital do Líbano – Terça Feira dia 04 de Agosto de 2020 as 11: 00 da manhã horário local.




Beirute se juntou ao grupo de cidades que tem seu nome ligado a um acidente de trabalha com danos ocupacionais, ambientais e materiais em proporções catastróficas, devido agressão do Nitrato de Amônia e outros Produtos Químicos armazenado de forma irregular e pelo que parece, sem fiscalização adequada. Nem por parte da empresa, do porto e dos órgãos competentes de Beirute, Líbano.


Pelo que andei lendo e vendo em relação ao Acidente relacionado ao trabalho e como não poderia deixar de ser comportamental, é que mais uma vez umas sucessões de erros humanos estão relacionadas à área portuária de Beirute com danos estruturais e social saindo de uma escala trabalhista para afetar a comunidade.


Não conhecemos as regras de Segurança e Ambiental de acordo com o País – Líbano, que já sofre como o resto do mundo com uma pandemia, histórico de guerras recentes, medo de invasões e com uma guerra acontecendo no país vizinho, à Síria.


Nitrato de Amônia - Matéria da revista época sobre o Nitrato:


O nitrato de amônia foi protagonista de diversas tragédias -acidentais ou não- no mundo.

Um de seus primeiros acidentes deixou 561 mortos em 1921 em uma usina em Oppau, na Alemanha.


Na França, cerca de 300 toneladas de nitrato de amônia armazenadas em um hangar da usina química AZF, em Toulouse, explodiram em 21 de setembro de 2001, causando a morte de 31 pessoas. A explosão pôde ser ouvida a 80 km de distância.


Nos Estados Unidos, uma explosão na usina da West Fertilizer, no Texas, deixou 15 mortos em 2013.


O nitrato de amônia também pode ser usado na fabricação de explosivos. Em 19 de abril de 1995, Timothy McVeigh detonou uma bomba feita com duas toneladas de fertilizante na frente de um edifício federal em Oklahoma City, matando 168 pessoas e ferindo outras 700.

Como podemos ver e conhecer, mais um pouco, o Nitrato de Amônia é um produto extremamente perigoso e deve ser tratado como tal. Temos no Brasil esse produto acompanhado e fiscalizado pelo Exército Brasileiro. E as empresas que o tem, deve seguir normas Federais da portaria 3.214/78 e deve ser adequada a um sistema de gestão, para um acompanhamento contínuo e eficaz que dê resultados diários em relação a manipulação, acesso e forma de armazenamento.

Mais sobre o Nitrato e seu uso - Matéria da revista época sobre o Nitrato:


O nitrato de amônia é um sal branco e inodoro usado como base para muitos fertilizantes nitrogenados em forma de grânulos, altamente solúveis em água e que os agricultores compram em grandes pacotes. Não são produtos combustíveis, mas sim oxidantes.


Sua detonação é possível em doses médias e altas e na presença de substâncias combustíveis ou fontes intensas de calor.


Por isso, o armazenamento do nitrato de amônia deve seguir normas rigorosas de isolamento de líquidos inflamáveis ou corrosivos, sólidos inflamáveis ou substâncias que emitam calor, de acordo com um relatório técnico do Ministério da Agricultura da França.


A nova 45001, inteiramente integrada a 14001 e a 9001, apontam formas de gestão para controle de matéria prima, produtos e processos identificando como ponto básico, não só a empresa, trabalhadores, mas também clientes e comunidade, por exemplo, quando identificamos no item 04 Contexto da Organização as formas das questões internas e externas e o uso de ferramentas para esse fim. Vejamos o que diz os itens 4.1e 4.2;


4.1 Entendendo a organização e seu contexto


A organização deve determinar questões externas e internas que sejam relevantes para seu propósito e que afetem sua capacidade de alcançar o (s) resultado (s) pretendido (s) de seu sistema de gestão de SSO.


4.2 Compreender as necessidades e expectativas dos trabalhadores e outras partes interessadas.


A organização deve determinar:


a) As demais partes interessadas, além dos trabalhadores, relevantes para o sistema de gestão de SSO;

b) As necessidades e expectativas relevantes (ou seja, requisitos) dos trabalhadores e outras partes interessadas;

c) Quais dessas necessidades e expectativas são ou podem se tornar requisitos legais e outros requisitos.


Obter ferramentas para esse proposito e levantamento como Contexto e partes Interessadas; Vamos ao básico da norma a Matriz de Swot e Mapeamento de Processos, parece bem simples, mas não é se não for identificado e executado da forma correta.


Também podemos ver com clareza no nos item 06 Planejamento, que é o desdobramento do que foi levantando lá no item 4.


No item 6.1.2.3 Avaliação das oportunidades de SSO e outras oportunidades para o sistema de gestão de S & SO.


Bem o mundo sabe disso ou deveria saber a área portuária de Beirute não está livre dessas avaliações. Aliás, as empresas e clientes não estão livres, os órgãos Municipais da Cidade de Beirute e o Governo do Líbano também não estão livres e são responsáveis junto a gestão e liderança da empresa ou grupo que fez e manteve esse armazenamento de forma irregular e não zelou e nem fez uma gestão correta do produto.


Existem culpados sim, por essas mortes, e danos estruturas que podem levar a outras tantas mortes e ainda por cima, agravar a situação da pandemia no país, já que tivemos hospitais inteiros destruídos, forma inadequada de resgate e um bom plano de emergência para ser executado em um lugar que era para ter um das melhores formas de contingencia já que estamos falando de mais de 2.000 Toneladas de produtos Perigosos.


A revolta é saber que tudo poderia ser evitado se visto e planejado de forma correta por homens que poderiam se importar não só por dinheiro e economia, mas também e primordialmente falando, um olhar mais profundo para o próximo, ter amor por outras pessoas seguindo simplesmente o que é básico.


Que os culpados sejam condenados e que possamos ficar mais atentos as questões de Segurança ocupacional, Ambiental e de Qualidade por que tudo isso está ligado de forma integral a uma sociedade e vidas.


Que Casos como Beirute, Brumadinho, Mariana, Bopal, chernobyl e tantos outros não fiquem para história e que sejam exemplos de mudanças e punição aos responsáveis.


Alexandre Neres

Diretor Técnico da Qualiseg Consult

Email: alexandre@qualisegconsult.com.br

Para manter se atualizado buscando seu crescimento profissional, conheça nossa Central de Apoio e Desenvolvimento Profissional de Auditor e Consultor - CADPAC – conheça nossos planos acessando: https://www.qualisegconsult.com.br/plans-pricing

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page