top of page

Contexto da Organização - ISO 9001 e ISO 14001



Uma das principais mudanças nas Normas ISO 9001 e ISO 14001 é a mudança da visão da gestão focada (Seja qualidade ou Meio Ambiente), para a visão estratégica.

Vamos perceber isso logo no início dos requisitos auditáveis, como o requisito 4.1 Contexto da Organização.

Este requisito nos conduz a necessidade de identificação das questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito da organização.

O entendimento deste contexto nos levará a determinação de um direcionamento estratégico, no alcance dos objetivos pretendidos pela organização.

Este contexto compreende: o Questões externas e internas o Necessidades e expectativas de partes interessadas o Determinação do escopo do sistema de gestão da qualidade o Estabelecimento do sistema de gestão da qualidade e meio ambiente e seus processos

O entendimento do contexto faz com que a organização tenha uma visão geral do mercado, dos fatores econômicos, da tecnologia, da qualificação das pessoas, dentre outros fatores.

Como exemplos de contextualização da organização poderíamos citar a Matriz de SWOT, Planejamento Estratégico e outras ferramentas de gestão.

Esta mudança fará a aproximação das áreas de gestão com a área estratégica da empresa, levando o sistema de gestão a remar rumo aos objetivos estratégicos e a obtenção dos melhores resultados.

Jaciara Marques Neres

Diretora da Qualiseg Consult

www.qualisegconsult.com.br

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page