Você já ouviu falar em Seis Sigma?
O Seis Sigma é uma metodologia utilizada pelas empresas para análise dos dados, com o intuito de tomarmos as melhores decisões.
No mercado atual a análise de dados tem sido um importante fator para o sucesso das organizações.
O avanço da tecnologia tem levado as empresas a utilizarem sistema e com isso ter muitos dados, porém, importante ressaltar que, não basta ter os dados, é preciso uma análise deles, assim, a metodologia Seis Sigma se utiliza da ESTATÍSTICA para explicar alguns fenômenos, por exemplo, por meio da relação causa e efeito.
Como foi criada a metodologia Seis Sigma?
O desenvolvimento do Seis Sigma aconteceu na gigante de telecomunicações Motorola, na década de 1980, por iniciativa do engenheiro Bill Smith. Nos anos 1990, foi a vez de mais uma grande corporação utilizar a metodologia, a General Electric (GE).
Em 1997, quando a GE divulgou o maior faturamento em mais de um século, Jack Welch creditou parte da conquista ao Seis Sigma.
CURIOSIDADE: A General Electric havia implantado a metodologia dois anos antes, como uma espécie de programa de qualidade. Além do alto faturamento, a corporação reportou um lucro operacional relevante.
Nível Sigma das empresas
O Seis Sigma e o roteiro DMAIC
Com o intuito de ajudar os times de melhoria, as empresas utilizam uma ferramenta de cinco etapas, bem conhecida, o roteiro DMAIC.
Esta ferramenta tem por objetivo facilitar a utilização das técnicas na execução do projeto de melhoria, sendo utilizada como um guia para estes times.
O uso da ferramenta trás para as equipes um método de trabalho mais eficiente e seguro, equalizando as atividades, e traçando um roteiro, como um GPS, num local não conhecido.
Trata-se então de uma ferramenta usual, mas com seu nível de complexidade, por isso, abordaremos as suas cinco etapas numa post porterior,
Quais são os níveis de Certificação Seis Sigma?
Os níveis de certificação Six Sigma são divididos em faixas (belts), com cores diferentes, assim como no judô.
As certificações existentes são as seguintes:
White Belt - O profissional White Belt tem noções da linguagem usada na metodologia Six Sigma e possui condições de auxiliar na coleta de dados e informações nos projetos de melhoria.
Yellow Belt - O “Yellow Belt”, além das habilidades anteriores, consegue utilizar algumas ferramentas básicas da metodologia para melhorias pontuais em processos específicos.
Green Belt - O profissional Green Belt pode gerenciar um projeto de melhoria em uma organização. Além disso ele aplica técnicas e ferramentas do Seis Sigma, como o roteiro DMAIC.
Black Belt - O profissional “Black Belt” é responsável por traçar as estratégias dos projetos de melhoria, ensinar técnicas e ferramentas e, se preciso, aplicar técnicas avançadas de análise de dados.
Master Black Belt - O profissional “Master Black Belt”, por sua vez, é alguém com profundo conhecimento de ferramentas estatísticas e vários casos de sucesso no gerenciamento de equipes de melhoria, conferindo-lhe senioridade na metodologia.
Patrocinador - Outra figura importante nos projetos Seis Sigma é o patrocinador, que tem o papel de orientar a equipe de acordo com a estratégia de negócios da organização, além de ajudar na superação das barreiras políticas e disponibilizar os recursos necessários.
Geralmente o patrocinador deveria ser alguém da alta liderança e diretamente interessado nos resultados do projeto.
Quer manter-se sempre atualizado?
Cadastre-se em nosso site e receba gratuitamente nossas atualizações.
www.qualisegconsult.com.br