top of page

Seis Sigma e o roteiro DMAIC



O Seis Sigma e o roteiro DMAIC

Com o intuito de ajudar os times de melhoria, as empresas utilizam uma ferramenta de cinco etapas, bem conhecida, o roteiro DMAIC.

Esta ferramenta tem por objetivo facilitar a utilização das técnicas na execução do projeto de melhoria, sendo utilizada como um guia para estes times.

O uso da ferramenta trás para as equipes um método de trabalho mais eficiente e seguro, equalizando as atividades, e traçando um roteiro, como um GPS, num local não conhecido.

Definir - Nesta etapa o escopo do projeto é definido. Nesse momento é importante estabelecer o objetivo, os indicadores, as restrições, os integrantes do projeto, o patrocinador e o processo foco.

Medir - Nesta etapa iremos levantar os dados iniciais, que servirão como base de comparação do estado atual. Uma análise descritiva do indicador é feita com histogramas, boxplots, gráficos de barras, pareto ou outra ferramenta que for adequada.

O objetivo é avaliar a magnitude do problema e a estabilidade do processo, utilizando-se os gráficos de controle.

Analisar - Nesta etapa as causas raízes são identificadas. Iremos então trabalhar para diagnosticar os problemas e proposta as soluções. As principais ferramentas são: Correlação, DOE (planejamento de experimentos); regressão linear (estudo de relações entre variáveis) e ferramentas ligadas ao Lean (melhoria de fluxos e redução de desperdícios).

Melhorar - Nesta etapa as mudanças são desenvolvidas e testadas com base nas causas raízes levantadas no passo anterior. O foco nesse momento é validar as ações, e estruturarmos as ações imediatas e ações mais estruturais.

Controlar - Nesta etapa acontece o controle das ações, para a obtenção dos melhores resultados. Documentar muito bem esta etapa é fundamental, pois temos muito a ganhar com as lições aprendidas, as melhores práticas a serem alcançadas.

Quer manter-se sempre atualizado?

Cadastre-se em nosso site e receba gratuitamente nossas atualizações.

www.qualisegconsult.com.br


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page