Migração ISO 9001 e ISO 14001


5 dicas importantes para migração da

ISO 9001 e ISO 14001 versão 2015


Muitas organizações estão ainda em processo de adequação para migrar seus sistemas de gestão para a versão 2015, tanto da ISO 9001 quanto da ISO 14001.

Elaborarmos algumas dicas para facilitar seu trabalho, visto que nosso prazo é setembro de 2018, e esta logo ai.

1. PROGRAMAR COM O ORGANISMO CERTIFICADOR

Estamos muito próximos do prazo máximo, que é portanto, é importantíssimo verificar com seu organismo certificador a agenda de auditoria, e disponibilidade de equipe auditora para lhe atender.

Lembre-se que se seu certificado tiver validade anterior a setembro, será respeitada a data de validade do seu certificado, esta data que norteará a programação de sua auditoria, visto que não fará sentido você ter mais de uma auditoria num curto espaço de tempo.

2. REALIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA

É necessária uma atenção especial na auditoria interna, lembrem-se em processos de transição, a auditoria precisa cobrir todos os novos requisitos das versões, com o máximo de abrangência possível, garantindo assim mais segurança ao sistema de gestão e eficácia do processo de transição.

3. PLANEJAMENTO DA ANÁLISE CRÍTICA

Lembre-se, a análise crítica trás entradas e saídas diferentes das versões anteriores, veja a seguir:

ISO 9001:2015

A análise crítica pela direção deve ser planejada e realizada levando em consideração:

a) a situação de ações provenientes de análises críticas anteriores pela direção;

b) mudanças em questões externas e internas que sejam pertinentes para o sistema de gestão

da qualidade;

c) informação sobre o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo tendências

relativas a:

  1. satisfação do cliente e retroalimentação de partes interessadas pertinentes;

  2. extensão na qual os objetivos da qualidade foram alcançados;

  3. desempenho de processo e conformidade de produtos e serviços;

  4. não conformidades e ações corretivas;

  5. resultados de monitoramento e medição;

  6. resultados de auditoria;

  7. desempenho de provedores externos;

  8. ) a suficiência de recursos;

e) a eficácia de ações tomadas para abordar riscos e oportunidades (ver 6.1);

f) oportunidades para melhoria.

As saídas da análise crítica pela direção devem incluir decisões e ações relacionadas com:

a) oportunidades para melhoria;

b) qualquer necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade;

c) necessidade de recurso.

Fonte: ISO 9001:2015

ISO 14001:2015

A análise crítica pela direção deve considerar:

a) a situação de ações provenientes de análises críticas anteriores pela direção;

b) mudanças em:

1) questões internas e externas que sejam pertinentes para o sistema de gestão ambiental;

2) necessidades e expectativas das partes interessadas, incluindo os requisitos legais e outros requisitos;

3) seus aspectos ambientais significativos;

4) riscos e oportunidades;

c) extensão na qual os objetivos ambientais foram alcançados;

d) informações sobre o desempenho ambiental da organização, incluindo tendências relativas a:

1) não conformidades e ações corretivas;

2) resultados de monitoramento e medição;

3) atendimento aos seus requisitos legais e outros requisitos;

4) resultados de auditorias;

e) a suficiência de recursos;

f) comunicação(ões) pertinente(s) das partes interessadas, incluindo reclamações;

g) oportunidades para melhoria contínua.

As saídas da análise crítica pela direção devem incluir:

—conclusões sobre a contínua adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão ambiental;

— decisões relacionadas às oportunidades para melhoria contínua;

— decisões relacionadas a qualquer necessidade de mudanças no sistema de gestão ambiental, incluindo recursos;

— ações, se necessárias, quando não forem alcançados os objetivos ambientais;

— oportunidades para melhorar a integração do sistema de gestão ambiental com outros processos de negócios, se necessário;

— qualquer implicação para o direcionamento estratégico da organização.

Fonte: ISO 14001:2015

4. PREPARAÇÃO DA LIDERANÇA

Ambas as normas trazem uma abordagem diferenciada para a Liderança, portanto uma atenção especial no que tange o envolvimento e engajamento desta liderança no processo.

É importante promover encontros, reuniões ou ainda treinamentos destes líderes, para apresentar o novo PDCA da norma, bem como as responsabilidades deles com os sistemas de gestão.

Diante disso, podemos enfatizar:

- política e objetivos do sistema

- integração dos requisitos do sistema de gestão com os processos

- uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco

- a importância de uma gestão da qualidade e ambiental eficaz

- a busca em alcançar os resultados pretendidos

- a proteção ao meio ambiente através das práticas organizacionais

- gerenciamento dos controles de processo (qualidade e ambiental)

- atendimento a requisitos legais.

5. CONTROLE DA INFORMAÇÃO DOCUMENTADA

As novas versões trazem de forma clara, onde devemos ter informação documentada.

Cabe então uma atenção especial a este item, portanto, é importante asseguramos que as informações documentadas citadas nas normas estejam de pronto resgate e devidamente controladas (Identificadas, Legíveis).

Além disso, uma atenção especial para as informações documentadas que seu próprio sistema definiu, elas também podem ser verificadas e analisadas durante a auditoria.

Nós aqui do Grupo Qualiseg desejamos sucesso em seu processo de transição.

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Jaciara Marques

Diretora Geral do Grupo Qualiseg Consult


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