top of page

Novidade - ISO / PAS 45005: 2020



Novidade em Sistema de Gestão.

No finalzinho de 2020 foi publicada a ISO / PAS 45005: 2020 - Gestão de saúde e segurança ocupacional - Diretrizes gerais para trabalho seguro durante a pandemia COVID-19.


Este documento fornece diretrizes para as organizações sobre como gerenciar os riscos decorrentes do COVID-19 para proteger a saúde, segurança e bem-estar relacionados ao trabalho.


Este documento é aplicável a organizações de todos os tamanhos e setores, incluindo aquelas que:

a) têm operado durante a pandemia;

b) estão retomando ou planejando retomar as operações após o fechamento total ou parcial;

c) reocupem locais de trabalho total ou parcialmente fechados;

d) são novos e planejam operar pela primeira vez.


Este documento também fornece orientações relacionadas à proteção de trabalhadores de todos os tipos (por exemplo, trabalhadores empregados pela organização, trabalhadores de fornecedores externos, contratados, trabalhadores autônomos, trabalhadores temporários, trabalhadores mais velhos, trabalhadores com deficiência e socorristas), e outras partes interessadas relevantes (por exemplo, visitantes a um local de trabalho, incluindo membros do público).


Este documento não se destina a fornecer orientação sobre como implementar protocolos específicos de controle de infecção em ambientes clínicos, de saúde e outros.


NOTA A legislação aplicável e as orientações são fornecidas pelo governo, reguladores e autoridades de saúde para os trabalhadores nesses locais ou em funções relacionadas.




No site ISO / PAS 45005: 2020 você consegue ter uma versão para leitura em inglês.



Jaciara Marques

Diretora Geral da Qualiseg Consult


224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page