top of page

A Rejeição das Máscaras de Proteção Contra o Covid-19



Em meio ao descaso, o mundo mostra que ainda estamos na idade média ou se preferirem Era Medieval, em relação ao comportamento. Agimos como bárbaros, ou simplesmente como pessoas de um pequeno vilarejo, no tão distante século V, quando o assunto é cumprir regras.


Nas empresas o grande problema é conscientizar que o EPI é parte essencial em meio ao diversos tipos de exposição aos riscos, que são inevitáveis. Quando o EPC não resolve ou ao a situação seja inviável para empesa a solução estabelecida por lei é o Equipamento de proteção individual. E as regras são simples, a empresa é obrigada a fornecer o adequado e o trabalhador é obrigado a usar o apropriado, quando não, se solicita a troca para o uso e, ponto.


Essa conscientização começa com o exemplo em escala maior, a Hierarquia, do maior para o menor. Todos nós sabemos quando não é assim, não funciona e tome maquiagem para as auditorias.


Hoje o mundo e todas as pessoas estão sendo orientadas a usarem a máscara, mas ela resolve? Não! Ela minimiza o risco, mas sem outras atitudes de comportamento o uso será simplesmente por mera enganação, como acontece na maioria das empresas.


No mundo empresarial deparamos com líderes totalmente avessos ao uso de EPI e isso reflete nos seus liderados, isso é fato. O Comportamento errado é o causador de todas as mortes em relação à segurança ocupacional, ou como preferirem, em tudo.


Na sociedade também a mesma coisa, os países mais negacionistas, nesse caso eu diria, os mais mal comportados em relação a essa pandemia são os “u.s.a” e o brasil, (Em letras minúsculas, são assim que eles são vistos hoje em relação ao mundo) Ambos tem líderes totalmente contra qualquer coisa relacionada ao Covid – 19, o Reflexo é o que vivemos. Ninguém pode mais ficar doente ou ter outra doença, por que as vitimas de COVID estão ocupando todos os espaços.


Isto é, estou falando para você que acredita que estamos em uma pandemia entrando em uma segunda onda. Aos que não, desconsiderem o texto e podem para daqui. Por que terão mil “razões” e convicções e nem uma prova concreta. E como trabalhamos com estatísticas e ciência, acreditamos no que é concreto. Hoje no mundo nossa situação não é muito boa.

Tudo isso faz parte de um corredor de dominó onde a primeira peça já foi derrubada e estamos vivendo os efeitos.


Se a rejeição que é o mais simples, e todos os dias vem sendo destruídos por questões comportamentais e quando lemos comportamentais, também estamos falando de educação, caráter, ética e outras tantas mais.


- Você acredita que vamos ter outra saída se não a vacina?


Para quem acredita na vacina, claro...


Podemos até ter evoluído em tecnologia, astrologia, medicina e tudo que você consiga imaginar, mas o espirito ainda vive na idade média e sem evolução nenhuma avista isso claro, para quem acredita em evolução espiritual...


Referências: Portaria 3.214/78, Lei estadual Decreto Nº 48969 DE 23/04/2020 e Organização Mundial de Saúde –OMS. Estudos dos Professores, Heinrich, Bird, Meliá e Juliano. (Para quem acredita, claro)


Vídeo do Canal Atila Iamarino.


Alexandre Neres

Diretor Técnico da Qualiseg Consult

Email: alexandre@qualisegconsult.com.br

Para manter se atualizado buscando seu crescimento profissional, conheça nossa Central de Apoio e Desenvolvimento Profissional de Auditor e Consultor - CADPAC – conheça nossos planos acessando: https://www.qualisegconsult.com.br/plans-pricing

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page