top of page

E o Amapá?



Quanto tempo você consegue ficar sem água, gelo, sem energia, sem telefone Internet, com sua comida estragando?


30 horas, 40, 48 qual o mínimo de tempo? Mas se isso tudo acontecer em uma pandemia que é negada ou negligenciada? E se tudo isso acontecesse em uma capital do Sul ou Sudeste? Quantas perguntas sem respostas, agora, a pergunta é: a empresa não estava reparada para uma situação de sinistro?


Vamos imaginar a subestação / transformador da sua empresa que pára por conta de um raio, e a empresa que vive em pleno funcionamento, não tem um transformador substituto e o mais próximo demora quinze dias para chegar.

Como seria?


Você deve está pensando amigo, mas a empresa não analisou a possibilidade desse sinistro acontecer? Por exemplo, um levantamento de Perigo e Riscos com suas consequências, e claro, todas as medidas preventivas possíveis como um sistema de gestão, ou simplesmente executar o que pede a lei através da portaria 3.214/78 seguindo a Norma regulamentadora 10 e a 01 com seu gerenciamento de Risco.?


O que poderia acontecer com a sua empresa sem produção por que 04 dias seguidos? E se pensarmos que essa empresa fica distante de tudo e os alojamentos, água, refeitório e ambulatório não funcionassem nesse período? Caos estabelecido não é mesmo companheiro, sem falar nas percas econômicas dessa empresa e possíveis clientes procurando outro fornecedor.


Será que a empresa responsável por tudo que vem acontecendo no Amapá não analisou os riscos de uma anomalia? Quem será o responsável pela falta de gerenciamento, medidas preventivas, como plano de manutenção, para-raios, levantamento de riscos e ações para uma crise desse tamanho?


Ainda não sabemos o que aconteceu, mas o que quer que tenha sido, ficou claro que a empresa, o governo em toda sua esfera não estavam preparados para um possível sinistro de grande magnitude.


Vamos esperar para saber quem é o responsável, e que ele ou eles sejam punidos por falta de responsabilidade e descumprimento de leis de segurança e negligência.


Que falta faz um bom sistema de Gestão de Segurança né amigo?


Deixo aqui minhas saudação e força ao povo do Amapá e torcendo para que tudo volte o mais rápido possível a normalidade.


Alexandre Neres

Diretor Técnico da Qualiseg Consult

Email: alexandre@qualisegconsult.com.br

Para manter se atualizado buscando seu crescimento profissional, conheça nossa Central de Apoio e Desenvolvimento Profissional de Auditor e Consultor - CADPAC – conheça nossos planos acessando: https://www.qualisegconsult.com.br/plans-pricing

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page